A iniciativa do Movimento Esperança, da Rádio Mundial Adventista (AWR, na sigla em inglês), alcançou as cidades ucranianas de Khmilnyk e Letychiv. Com a ação, diversos residentes receberam serviços médicos gratuitos, apoio psicológico e encorajamento em meio ao conflito em andamento entre Rússia e Ucrânia, desde 2022.
Assim, no final de julho e início de agosto de 2025, a AWR organizou o projeto nessas duas cidades, oferecendo serviços de saúde gratuitos e programas comunitários. No total, mais de 1.040 pessoas foram beneficiadas.
Leia também:
- Especialista em neuropsicologia responde principais dúvidas sobre o suicídio
- ADRA auxilia vítimas de desastres no sul da Ásia
Khmilnyk
De 27 de julho a 1º de agosto, aproximadamente 460 moradores de Khmilnyk receberam serviços incluindo ultrassonografias, eletrocardiograma, exames de sangue, consultas médicas familiares, terapia de reabilitação, massagem, fisioterapia e serviços de cabeleireiro. Além disso, a equipe do Movimento Esperança realizou mais de 160 outros procedimento médicos.
Com o programa de saúde, a Igreja Adventista local organizou reuniões comunitárias com o tema “Esperança para o Mundo de Hoje”, em que os participantes também receberam literatura com mensagens de encorajamento. O pastor da região, Oleksandr Artemchuk, disse que o projeto se tornou uma maneira importante de a Igreja servir à sociedade, apoiada pelas autoridades locais.
Letychiv
Já entre os dias 3 e 9 de agosto, mais de 580 moradores de Letychiv receberam serviços médicos gratuitos, incluindo ultrassonografias, eletrocardiogramas, exames de sangue, fisioterapia e aconselhamento psicológico.
As crianças também tiveram momentos no programa. Cento e oitenta participaram de atividades recreativas e lições baseadas em histórias da Bíblia. Com o apoio do Samaritan’s Purse (Bolsa do Samaritano), cada criança recebeu um presente.
O pastor e neurologista Oleh Kurashkevych, que serviu no grupo da equipe médica, destacou a base espiritual do projeto. “Todas as manhãs começávamos com uma oração e, ao longo do dia, testemunhei como Deus tocava a vida dos visitantes”, comentou.
O líder da comunidade de Letychiv, Ihor Tysiachnyi, agradeceu oficialmente aos organizadores e entregou um certificado de gratidão a Kuraschekevych, reconhecendo o projeto como “um exemplo brilhante de cuidado, compaixão e serviço cristão”.
Após os eventos, ambas as congregações locais lançaram grupos de estudo comunitário permanentes. Em Khmilnyk, os participantes estão atualmente explorando o livro bíblico de Daniel. Enquanto que, em Letychiv, uma nova série chamada “A paz com a qual você sonha” foi lançada, oferecendo encorajamento e esperança.
Sobre o Movimento Esperança
O Movimento Esperança (também conhecido como Rádio em Movimento) chegou a Khmilnyk e Letychiv em 2024, atendendo principalmente famílias de soldados e descolados internos.
Após esses eventos, Letychiv se tornou sede de um centro de apoio à iniciativa adventista nacional Support Nearby, que fez parceria com grupos como Mães de Soldados e Veteranos de Guerra. Mais tarde naquele ano, a ADRA Ucrânia organizou o projeto de doações “Crianças para Crianças” para as famílias de militares da região.
A versão original desta matéria foi publicada pela Adventist News Network.
Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.
Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

